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Espinafre para proteger os olhos

Data da notícia: 04/01/2014 - Postado por: juraski - Categoria: Alimentação - Visualizações: 1775

Grande aliado do Popeye, o espinafre turbina a saúde dos músculos e ainda protege a visão. Saiba como consumir esse vegetal

O ideal é consumir uma xícara de espinafre cru, ou meia dele cozido apenas, para evitar 
sua toxicidade

O clássico personagem Popeye eternizou essa escolha. A qualquer sinal de perigo, ele saca sua latinha de espinafre e pronto! O dia foi salvo, assim como sua namorada Olívia Palito! Se pensarmos que nosso inimigo pode ser a ansiedade, conseguiremos encontrar nesse vegetal verde escuro e folhoso um excelente aliado, assim como o personagem dos desenhos animados da década de 1930. Isso ocorre porque oespinafre é um alimento com boas quantidades de ácido fólico, outro nome para a vitamina B9. Ela é muito conhecida por seu desempenho em nosso sistema nervoso, tanto que sua deficiência em gestantes prejudica a formação do tubo neural no feto, estrutura que depois formará o cérebro e a medula. Na vida adulta, esse nutriente é necessário para o metabolismo dos ácidos nucleicos (DNA e RNA), dos aminoácidos e também para a síntese de diversos neurotransmissores, incluindo noradrenalina, dopamina e serotonina, todos eles ligados aos processos de ansiedade, como já foi exposto neste especial. Os dois últimos são muito importantes na propagação da sensação de bem-estar. Além disso, ele ajuda a compensar os efeitos ruins dos ataques de ansiedade no nosso corpo. Quando o cortisol toma conta, uma série de radicais livres é liberada, prejudicando o funcionamento de nossas células e de diversos tecidos, em um processo chamado de oxidação. Para resolver isso, nada como substâncias antioxidantes, que colocam ordem na casa! O espinafre, como as outras verduras verde escuras e folhosas, contém dois compostos campeões nesses nutrientes, a luteína e a zeaxantina.

Como consumir

Ao esquentar muito a verdura, ela perde boa parte de seus nutrientes. Por isso, o ideal é consumi-la crua ou apenas levemente refogada. Evite ultrapassar a quantidade máxima de uma xícara crua ou meia cozida. Em excesso, o espinafre pode ser tóxico.

A dupla dinâmica da saúde

A zeaxantina e a luteína são duas substâncias da família dos carotenoides. Suas propriedades antioxidantes fazem com que elas tenham um papel importante contra alguns tipos de cânceres, por exemplo, entre outras doenças importantes do organismo. Além disso, a luteína e a zeaxantina se acumulam na mácula dos olhos – região central da retina – e evitam sua degeneração. Uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA indica que há uma redução de 43% dessa doença em pessoas que ingerem esses dois carotenoides de quatro a cinco vezes por semana.







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