A abóbora tem diversos nutrientes que previnem o câncer de mama, de colo e útero
|
Chamada de jerimum, no Nordeste, e de moranga, no Sul, a abóbora é alimento que deveria estar sempre presente no cardápio semanal. De fácil digestão, é excelente fonte de betacaroteno que, no organismo, se transforma em provitamina A, indispensável à vista, kaempferol, licopeno e quercetina flavonoides que agem contra os radicais livres, garantindo proteção contra diversos tipos de câncer, especialmente os de próstata, mama e cólon. Versátil, a abóbora pode ser consumida em saladas, refogadas com carne-seca ou camarão e ainda em doces, como a deliciosa compota diet, sugerida pela nutricionista Mara Lúcia Estefani dos Santos, do Spa Médico São Pedro, de Sorocaba. Experimente!
Compota light de abóbora
Ingredientes
- 1/2 abóbora (pequena) madura, sem casca
- 6 colheres (sopa) de adoçante culinário em pó
- 1/2 copo americano de suco de laranja
- Cravos para enfeitar
PreparoDescasque a abóbora, pique-a em quadradinhos pequenos e lave bem. Coloque numa panela de ferro ou de alumínio (grossa), adicione o adoçante em pó, leve ao fogo e deixe cozinhar até que fi que bem macia, quase desmanchando. Ao atingir esse ponto, experimente, acrescente mais adoçante se necessário, e junte o suco de laranja. Mantenha o cozimento, mexendo sempre até que se desprenda do fundo da panela. Depois de pronto, enfeite com cravo e conserve na geladeira.
Dica
Não dispense as sementes. Elas possuem componentes anti-inflamatórios e uma substância conhecida como fitoesterol, que regula os hormônios envolvidos na hiperplasia da próstata.